Menu Mulher: Seu dicionário feminino na web.

Quando descobre-se a infertilidade, a FIV é uma opção

Posted on: junho 26, 2009

Por Vanessa Tasca

O desejo de ter um filho muitas vezes é barrado por problemas de fertilidade. É considerado casal infértil aquele que, após um ano de tentativas sem nenhum anticoncepcional não obtenha sucesso. Diante desse quadro, muitos casais procuram um médico de reprodução humana para descobrir qual a causa e os possíveis tratamentos.

Uma das grandes conquistas da medicina nessa área foi a fertilização in vitro (FIV) também conhecida como bebê de proveta. Na FIV se induz a ovulação feminina com hormônios e os óvulos são retirados. Esses óvulos são fertilizados com os espermatozóides do marido ou de um doador. Acompanha-se por microscópio a fecundação e então o embrião é transferido para o útero.

De acordo com o especialista em reprodução assistida, Valdir Martins Lampa, “a fertilização artificial é um segmento da reprodução assistida”, pois existem outras técnicas. A mais sofisticada, de acordo com o especialista, é a Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóide (ICSI), “colhemos os óvulos e com um instrumento, chamado micro manipulador, introduzimos os espermatozóides dentro do óvulo da mulher”.

O índice de fertilidade vai aumentando em relação à fertilização em vitro, pois “com o Super ICSI- equipamento onde pode-se ver espermatozóides num aumento de três a quatro mil vezes- fica fácil escolher os melhores óvulos, melhores espermatozóides, e consequentemente vai melhorando cada vez mais o resultado da reprodução assistida”.

Durante o processo é aconselhado um acompanhamento psicológico também, porque as chances de frustrações entre o casal é grande. Normalmente é necessária mais de uma tentativa. O preço do tratamento varia de acordo com a técnica utilizada e a idade da paciente. Algumas universidades brasileiras oferecem tratamento gratuito a casais sem filhos.

FIV

Mais esclarecimentos com o médico Valdir Martins Lampa:

Imagens: Talita Rodrigues

3 Respostas to "Quando descobre-se a infertilidade, a FIV é uma opção"

poxa bem legal isso…
olha, o cinta foi atualizado com o segundo conto:D
da uma passada la se puder;**

Fora a fertilização in vitro, a adoção é sempre uma porta aberta.

Parabéns pela iniciativa de criar um blog só parra nós, muito interessante todos os textos, confesso que demorei a postar um comentário pelo desejo de ler todos os textos com calma, e hoje consegui ler todos, e tbm ver os vídeos, vcs são ótimos, parabéns e muito sucesso nesta carreira linda que é o jornalismo, vcs estão cada vez melhor, a prática leva a perfeição, desejo que continuem assim com essa força e paixão pela profissão…bjs e fiquem na luz divina…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: