Menu Mulher: Seu dicionário feminino na web.

Cafajeste: o adjetivo que deixou de ser restrito aos homens

Posted on: julho 2, 2009

Por Daiane Basso e Vanessa Tasca

O número acima de dez milhões contabiliza os brasileiros descasados hoje. O IBGE registrou em 2007 o maior índice de separações no Brasil, sendo que um em cada quatro casamentos é desfeito. Segundo matéria publicada no site Jus Brasil Notícias, “a conduta desonrosa ou grave violação do casamento foi o motivo mais frequente nas separações judiciais”. E quais seriam os motivos dessa falta de honra com o compromisso matrimonial?

“Você não vale nada, mas eu gosto de você”. Em outros tempos, esse refrão ao certo estaria se referindo a um homem. Mas a música é trilha sonora da personagem Norminha da novela das oito da Rede Globo, Caminho das Índias. A personagem de Dira Paes retrata uma fogosa esposa que após colocar o marido para dormir, sai de casa para seduzir outros homens.

A famosa cafajestagem é um dos traços da sociedade que vêm se acentuando. Segundo a psicóloga Susie Grazziotin Noschag, “cafajestes são pessoas com o ego muito grande, que pensam na sua satisfação e não têm nenhum tipo de consideração ou respeito com o parceiro”, traduz a psicóloga.  “Esses seres vaidosos na verdade têm medo de um relacionamento sério. Outro motivo pode ser o modo como foram criados ou o próprio caráter”, complementa.

A verdade é que junto com a sociedade contemporânea, novos estereótipos surgiram e também uma inversão de papéis. Porém, aquela vaidade, o charme e os encantamentos, aliados a um bom papo, resumem a verdadeira idealização de um romance perfeito. E, em se tratando de cafajestagem, essas palavras sedutoras acabam por ganhar outros rumos. Hoje, a nossa sociedade traz uma enorme futilidade, ela está sem consistência, tudo é muito fácil. É conveniente ser cafajeste. Não há limites.

O Blog Menu Mulher foi às ruas e perguntou:

Só os homens são cafajestes ou as mulheres também são?

Confira a matéria:

24 Respostas to "Cafajeste: o adjetivo que deixou de ser restrito aos homens"

concordo plenamente…
a mulherada não tem ficado p trás,
adorei seu texto!!!

O pior que é verdade, conheço pessoas que não estão muito afim de honrar um compromisso e fazem cafagestajem ..

Acho que seria legal não a mulher copiar o lado “ruim” dos homens e sim os homens copiar o lado bom das mulheres ..

Uma pena isso .. pois cada vez mais vemos que o relacionamento serio, casamento, família está cada vez mais escasso..

Excelente texto, por coincidência tava num papo assim com minha mãe hoje a tarde, e o meu argumento foi exatamente esse, a questão hoje, no século XXI não está o homem ser isso ou aquilo e a mulher a santinha, a modernidade nos trouxe muitas inversões de valores, e discutir cafajestagem já é demodê.

bjitos

http://www.pequenosdeleites.blogspot.com

HÁ MUITO TEMPO!
NUNCA FOI!

Excelente texto,,a questão hoje, no século XXI não está o homem ser isso ou aquilo e a mulher a santinha, a modernidade nos trouxe muitas inversões de valores, e discutir cafajestagem já é demodê.

bjitos

http://www.pequenosdeleites.blogspot.com

Cara, cafajestagem não é mais exclusividade dos homens! Hoje em dia, o ser humano, de um modo geral, não anda muito a fim de compromisso não…

“Ego muito grande”: muitos psicólogos não passam de trapaceitos que nem ao menos se dão ao trabalho de usar termos técnicos.

NOSSA NEM SABIA Q CAFAJESTE TINHA TRADUÇÃO KKKK
FOI MUITO BM TRADUZIDO PELA PSICÓLOGA

Tudo na nossa vida passou a ser efemero, até mesmo, os relacionamentos. Nós perdemos nossa capacidade de concentração, nào conseguimos mais nos prender a coisas duraveis, soa como perda de tempo. Entramos na era do zapping. Além disso, parece que as pessoas estão sempre tendo que provar que podem conquistar. A conquista é uma exigencia da sociedade. Tudo isso reflete na forma que lidamos com os outros ou de como é visto o compromisso, a fidelidade, etc… São valores, que no meio de tanta novidade, ficam perdidos. A procura da felicidade esta destorcida. Vc acha que será feliz com mais parceiros, sentindo que ainda tem o poder de seducao, etc etc… Mas não consegue ver que a felicidade propria nao depende das outras pessoas, e sim, de cada um de nós.

Ei, tem selo para vocês no meu blog.
http://protestedeclareamor.wordpress.com

Nossa, que post maravilhoso! Coisa rara ba blogosfera…
Um dos motivos desse fato é a chegada da mulher ao mercado de trabalho. Aí, por tornarem-se independentes, copiam os homens, infelizmente, nas partes ruins. Por outro lado, penso que antigamente, as mulheres não agiam mais dessa forma mais por coersão social que por uma personalidade forte. Claro, nada de generalizações – existem mulheres e mulheres, homens e homens.

Visite-me se possível
bj
Pobre Esponja

Tava conversando com umas amigas sobre isso outro dia…
Antes eram os homens que fugiam do casamento e a mulher se sentia rejeitada. Hoje, por experiência própria vejo que a situação se inverteu. Considero um ponto positivo na medida do possível!

tenha certeza, nem todos homens são iguais [ … ] de 10, uns 3 se salvam e assim, nunca se entregue tão rápido para um homem ¨& muito menos caia no “papinho” de “Prova de Amor” [ … ]

http://bobbavip.blogspot.com

Eu não vejo novelas !

Acredito nisso sim!

Com esse mundo contemporâneo onde, a mulher precisa se afirmar independente, seu ego vai a loucura e o conceito de liberdade e direitos iguais de deturpa. A velha história se ele pode porque eu não posso? De fato, se o relacionamento é sério e é selado o amor vc não pode!
Senão se torna uma pessoa sem caráter, sem escrúpulos!

Não existe mais santo!

tanto homens e mulheres todos tem um poco de cafagestagem…todos são….

o mundo tão globolizado que tanto homens e mulheres estão tendo os mesmo direitos rsrs…

MANCADA HEIN…[E MUITO GENERALIZADO!

As mulheres tão ali, juntos com os homens em quesito de cafajestes, acho que ate mais!! Abraço e parabéns pela a materia!!

Acho que essa questão de cafagestagem entre as mulheres só não aparecia antes por um permissividade menor da sociedade, mas com certeza existia uma galera incubada!

RS…gostei muito do texto, acho que os relacionamntos acabam hoje tão rápido quando começam, você “ama” rápido demais, e quando de fato conhece a pessoa vê que ela não é a “certa” para vocÊ…de fato, não sei se a “cafajestagem” é causa ou consequência=\

p.s: obrigada ela visita ao meu blog, gostei muito de tudo por aqui^^’
Abraço!

Nossa, que post legal!
Não sabia que uma simples idéia pudesse dar depoimentos tão explicativos…

Destaco o último depoimento:
“os que não tem cara de cafajeste é que são os piores!”

Ahhh que pena que poucas se arriscam em provar disso… vêem o certinho como o “amigo fiel”…

Parabéns pelo blog!!

Uauuuuuuuu em outros tempo eu me identificaria muito mais com essa matéria…
Dando show em todas as repostagens e temas né Dani???
Obrigada novamente!!!!!!
Vc arrasa e sabe disso!!!!

Boa noite! Legal esse vídeo…Bonita a repórter Daiane Basso…hehehe…Achei bacana o assunto que foi abordado e me surpreendi pelas repostas do pessoal. Na minha opinião, tanto os homens e mulheres são cafajestes, mas não posso generalizar, pois não são todos, tem as suas exceções de ambas as partes.

Hoje a mulher conquistou o seu pedaço na sociedade, ela é mais independente, tem o direito como um homem qualquer. Se ela quer aprontar, ela pode, ela pode ser cafajeste, mas se ela tiver namorando, ela se for cafajeste, pode ser porque o namorado não dá conta do recado…ashuasuas

Realmente, os que não tem cara de cafajeste são os piores !!
Eu mesma tive a infelicidade de descobrir que o cara com quem eu estava namorando era casado… a cara de pau desse tipo de pessoa é tão grande que são capazes de convenser que realmente amam a gente! E conheço pessoas que caíram na mesma história e que como eu não conseguem dar um novo rumo a vida, por medo de que aconteça de novo.

Se pudessem fazer uma matéria sobre como evitar cair na lábia desse tipo de homem iriam ajudar muitas mulheres que como eu ingenuamente caem nesse conto!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: